terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lei N 11788 de 25/09/2008 - Regulamenta o Estágio

ATENÇÃO ESTAGIÁRIOS!!!

Uma importante regulamentação que vocês devem saber...
Foi regulamentada a LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, que dispõem sobre estágios para estudantes e entrou em vigor dia 26 de Setembro de 2008, após publicação no Diário Oficial. Determina as medidas referentes ao estágio:
- Art. 1o É uma atividade que deve contribuir com a contextualização curricular e com a familiarização do aluno em relação ao mundo do trabalho.
- Art. 7o III – Deve ser acompanhado por professor da instituição onde estuda e por supervisor no local de estágio.
- A jornada de trabalho deve ser compatível com as atividades escolares e o estagiário passa a ter direito a férias remuneradas.
- Art. 17. § 5o Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela parte concedente do estágio. Uma novidade é extensão da possibilidade de estágio aos alunos da educação especial.
- O estabelecimento de estágio precisa indicar um funcionário com experiência na área de estágio para orientar e supervisionar até dez estagiários.
- Art. 3o § 2o O estágio não cria vínculo empregatício, exceto para as instituições privadas e públicas que descumprirem a lei.
- Art. 1º § 2o O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
- A jornada de trabalho é estipulado pela Instituição de Ensino, no entanto não deve ultrapassar:
Art. 10. I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;
II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.
Art. 11. A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.
- Art. 13. O estágio num mesmo local pode durar no máximo dois anos e que o estagiário tem direito a recesso remunerado proporcional ao tempo de estágio. São previstos 30 dias de recesso caso o aluno complete um ano de estágio, preferencialmente no período de férias do estudante.Veja na integra a Lei no site:
http://www.planalto.gov.br/ ou http://www.mec.gov.br/

sábado, 27 de setembro de 2008

Campanha Nacional de Doação de LIVROS às Bibliotecas dos Presídios

Prisão, cadeia ou cárcere é um espaço institucional da justiça moderna criado para acolher as pessoas que cometeram algum delito e foram condenadas pelos tribunais a cumprir tratamentos penitenciários, onde foi decretada judicialmente uma medida de privação de liberdade para efeitos preventivos antes de julgamento ou pessoas detidas e retidas às ordens de forças policiais ou militares.

Normalmente a imagem de que todo bandido merece morrer está intimamente ligada a este estigma que nós próprios criamos contra nós mesmos. Esse preconceito social, priva indivíduo de todos os seus direitos à dignidade e civilidade.
Devemos saber que os presos precisam de ajuda, de respeito, apoio físico e psíquico para terem esperança de recuperarem sua moral, a paz de seu espírito e o reeqüilíbrio social. Precisa de toda uma estrutura para se reintegrar, pois quando ele sai da prisão está carregado pelo estigma e estará debatendo com inúmeras dificuldades.
Há muitos discursos atualmente de um sistema carcerário brasileiro, falido. Mudanças radicais neste sistema se fazem urgentes, ocorre a necessidade de modernização da arquitetura penitenciária, a sua descentralização com a construção de novas cadeias pelos municípios, ampla assistência jurídica, melhoria de assistência médica, psicológica e social, ampliação dos projetos visando o trabalho do preso e a ocupação de sua mente-espírito, separação entre presos primários e reincidentes, acompanhamento na sua reintegração à vida social, bem como oferecimento de garantias de seu retorno ao mercado de trabalho entre outras medidas são algumas boas medidas para desarmar esta bomba.
Pensando nisso a Comissão de Direitos Humanos e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), juntamente com seus parceiros e colaboradores, propõe aos brasileiros uma ação de colaboração à execução penal, já que a prevenção do crime e a (re)educação do preso interessam a toda a sociedade. Estão utilizando de uma ferramenta importante que é a leitura. É através dos registros escritos que nós descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc. Para quem tem várias privações a leitura é muito importante sim, além de ser uma boa forma de passar o tempo.
A Comissão está realizando uma Campanha Nacional para DOAÇÃO DE LIVROS: instrutivos, recreativos e didáticos para as bibliotecas dos presídios. Os livros devem estar em razoável estado de conservação, ter um conteúdo útil, interessante e que não despertem a violência, a astúcia e a criminalidade.


No site: www2.camara.gov.br/
Você poderá acessar e verificar os postos de coleta.

Contato:
doelivros@mndh.org.br
ou entre em contato pelo telefone 0800619619.

ADOTE UM CÃO: Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis


ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: É um animal que foi domesticado para convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento.
Quando queremos adotar um animal devemos pensar em alguns detalhes, pois não podemos esquecer que eles requerem vários cuidados, que não se restringe apenas em alimentação, mas também: higiene, lazer/ passeio, saúde, vacinas e muito carinho.
No entanto, infelizmente não é isso que acontece...
Não é difícil depararmos com situação de maus-tratos... (Lei Ambiental - Lei nº 9.605, de fevereiro de 1998 - Art. 32º - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.)
Devemos entender que a situação de maus-tratos não se restringe apenas ao ato de agredir, mas também quando:
- não alimentamos
- deixamos presos em correntes curtas ou espaços minúsculos.
- não cuidamos quando está doente.
- abandonamos.


Em Florianópolis existe a COORDENADORIA DO BEM ESTAR ANIMAL.
Ela surgiu de um projeto elaborado pela Sociedade Amigos dos Animais com o apoio das ONGs de proteção animal de Florianópolis. Sua filosofia é o tratamento ético e respeitoso aos seres que dividem conosco desde tempos imemoriais o mesmo céu e o mesmo planeta. Não contempla o extermínio como solução.

Lá eles fazem o atendimento aos animais que chegam em diversas situações de vulnerabilidade, onde são tratados.
Como muitas vezes não tem dono ou foram retirados de seus donos, acabam ficando na coordenadoria e aguardam pela adoção.
Acesse o site
www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal: lá você poderá conhecê-los, pois eles disponibilizam de fotos dos animais que já possuem condições de encontrar uma família nova.



Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis-SC 401
ao lado do Cemitério do Itacorubi
FONE: (48) 3237-6890 - FAX: (48) 3234-5677
E-mail: bemestaranimal@pmf.sc.gov.br
Atendimento é de segunda a sexta das 12 às 18 horas.
www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal

_________________________##________________________


ONG OBA


Em Florianópolis também existe uma ONG de caráter social. Trata-se do OBA (Organização Bem Animal), também responsável por várias campanhas de adoção, cuidados, arrecadação de produtos,...
Acesse o site: www.obafloripa.org

Crimes Virtuais: APRENDA A SE DEFENDER... DENUNCIE!!!


Saiba quais são os crimes de informática mais comuns:


- Roubo de identidade: Os piratas virtuais enganam os internautas e se apoderam de suas informações pessoais para fazer compras on-line ou realizar transferências financeiras indevidamente. Segundo o IPDI (Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações), pessoas que usam a informática para roubar identidades podem responder por estelionato, furto mediante fraude, intercepção de dados, quebra de sigilo bancário e formação de quadrilha.

- Pedofilia: Quando se criam sites ou fornecem conteúdo (imagens e vídeos) relacionado ao abuso sexual infantil.

- Calúnia e difamação: Divulgação de informações muitas vezes mentirosas que podem prejudicar a reputação da vítima. Estes crimes tornaram-se mais comuns com a popularização do site de relacionamentos Orkut.

- Ameaça: Ameaçar uma pessoa via e-mail ou posts, por exemplo, afirmando que ela será vítima de algum mal.

- Discriminação: Divulgação de informações relacionadas ao preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Também tornou-se mais comum com a popularização do Orkut. - Espionagem industrial: Transferência de informações sigilosas de uma empresa para o concorrente. A tecnologia facilita este tipo de ação, já que um funcionário pode copiar em um palmtop ou memory stick, por exemplo o equivalente a quilos de documentos.


Dicas para se protger dos golpistas:


- Instale antivírus no computador e faça atualizações semanais.

- Mantenha seu navegador sempre atualizado.

- Nunca clique em links ou visite sites sugeridos em e-mails.

- Nunca envie informações sigilosas via e-mail ou mensagens instantâneas.

- Troque regularmente as senhas utilizadas em transações financeiras.

- Crie um e-mail apenas para se cadastrar em sites.

- Se você receber mensagens de "velhos amigos" ou do seu banco neste endereço, desconfie.

- Parta do princípio de que dinheiro não vem fácil e pense duas vezes antes de aceitar propostas "incríveis" recebidas pela internet. Se você acha que seu micro foi invadido:

- Deixe de acessar serviços de banco on-line e fazer compras pela web até resolver o problema.

- Rode uma verificação do antivírus atualizado em toda a máquina. Desta forma é possível encontrar a praga e, em alguns casos, removê-la.

- Monitore regularmente suas movimentações financeiras.

- Denuncie o golpe do qual foi vítima à Delegacia de Delitos e Meios Eletrônicos do Deic (4dpdig.deic@policiacivil.sp.gov.br).

- Caso perceba movimentações estranhas na sua conta corrente, entre em contato com o banco e peça orientações. O mesmo vale para operadoras de cartão de crédito.

- As vítimas de crimes virtuais devem sempre procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência.

Em resposta aos crimes cibernéticos, foram criadas alternativas, como:


· SAFERNET: Criada, na medida em que se mostrou necessário oferecer uma resposta eficiente, consistente e permanente aos graves problemas relacionados ao uso indevido dos serviços da rede Internet para a prática de crimes e violações contra os Direitos Humanos, particularmente o aliciamento, a produção e difusão em larga escala de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes (pedofilia e pornografia infantil) através da rede, bem como suprir as carências atualmente observadas no Brasil no que se refere a políticas e ações concretas de enfrentamento aos crimes cibernéticos atentatórios aos Direitos Humanos e Fundamentais como o racismo, neonazismo, intolerância religiosa, homofobia e apologia e incitação a crimes contra a vida, que tem afetado principalmente os jovens internautas brasileiros.
www.safernet.org.br
Para fazer denúncias: Acesse o portal da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos <www.denunciar.org.br>, preencha e encaminhe o formulário anônimo de denúncia. Após o envio, o sistema gerará automaticamente um número aleatório que será informado ao denunciante para que este possa acompanhar, através do portal www.denunciar.org.br, o andamento dado a denúncia, em tempo real e de forma completamente anônima.

· DELEGACIA VIRTUAL: Criada para se apresentar queixas, informes, denúncias ou sugestões, registrar alguns tipos de ocorrências e comunicar o extravio de documentos, assim como fazer consultas sobre documentos recuperados, é parte de um processo de modernização da Polícia empreendido pelo Governo do Estado e atua de duas formas. Na maioria dos casos, ela distribui, em tempo real, informações para as outras delegacias, segundo o tipo de delito ou o local em que este ocorreu. Desse modo, ela elimina o desconforto do cidadão, reduz a burocracia e aumenta a velocidade de resposta da Polícia. Mas há uma circunstância em que a Delegacia Virtual tem uma função especializada. É o caso dos crimes cometidos por meio de computadores ligados à Internet - os chamados "delitos eletrônicos", muitos deles nem mesmo previsto na legislação. Estes incluem desde a simples "invasão" da privacidade de um microcomputador de uso pessoal até o acesso a informações sigilosas do Governo ou de empresas privadas e a transferência indevida de fundos bancários, passando pela clonagem de cartões de crédito, a divulgação de pornografia infantil e o incitamento à intolerância e ao ódio a determinados segmentos sociais. A Delegacia Virtual vai prevenir e combater esses crimes de várias maneiras. Uma delas é divulgando informações para que o próprio cidadão possa defender-se. Outra, é investigando e rastreando suspeitos para que sejam processados. E até apresentando propostas de legislação para que se possa enquadrar e punir esses criminosos.
www.delegaciavirtual.rj.gov.br


· DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais): É um órgão de execução da Polícia Civil, com jurisdição em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul. tem por finalidade coordenar, fiscalizar e executar as atividades de Polícia Judiciária e de Investigações no território do Estado do Rio Grande do Sul, na apuração de infrações penais decorrentes da ação de bandos ou quadrilhas, com atividade em mais de um município, região ou Estado, sem prejuízo da competência de outros órgãos policiais especializados.


End.: Av. Cristiano Fischer,1440
Bairro: Jardim do Salso
CEP: 91410-000
Cidade: Porto Alegre/RS
E-mail : deic@policiacivil.rs.gov.br
Telefones: Gabinete: 3338-1624
Secretaria: 3338-2093

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Normas ABNT

Para os estudantes, uma dica importante... Quem não ouviu falar na ABNTA?!? Cada ano temos que procurar nos adequar as mudanças que sempre ocorrem, para podermos fazer nossos trabalhos, projetos, TCC, Tese, Dissertação, etc.
Mas, falamos um pouco na ABNT: Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de
Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).


www.abnt.org.br
BRASÍLIA SCS - Q.1 - Ed. Central , sala 401
CEP 70304-900 - Brasília/DF
Telefone (61) 3223-5590 Fax (61) 3223-5710
e-mail: atendimento.df@abnt.org.br

Rede Amiga da Criança - Maranhão

Crianças e Adolescentes em situação de rua representam a legitimação de um processo de exclusão social. Refletindo sobre os agravos individuais e sociais da questão crianças e adolescentes em situação de rua, observamos uma problemática de saúde pública, no entanto muito pouco interpretada como tal. A exemplo disso basta observarmos o caráter das políticas sociais destinadas a essa população.

No Maranhão, há uma ação bastante interessante, decorrentes de articulações iniciais realizados por organizações governamentais e não-governamentais, que resultaram na criação da Rede Amiga da Criança começaram no início de 2000. Entre seus objetivos, está a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco, prioritariamente, em situação de rua, em São Luís (MA), por meio de uma atuação articulada de organizações não governamentais e governamentais.

Projetos articulados da Rede Amiga da Criança (dados coletados no site)

Projeto CRER (em execução)
Resumo: Possibilitar aos adolescentes e jovens das entidades da Rede Amiga da Criança, espaços de organização, participação, autonomia e formação profissional, que lhes dêem condições de atuar como protagonistas de suas vidas e interferir na realidade de suas comunidades.
Fonte de Financiamento: Fundção Kellogg, ICE/MA, Alumar
Organizações responsáveis: Lar Calábria, MNMMR, CCN/MA, CEPROMAR e PAMEM)

Saber Viver (em execução)
Resumo: formação de educadores para prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Fonte de financiamento: Petrobras/FMCA, Basa e World Children Foundation (WCF).
Organizações responsáveis: GACC/MA e SEMED.

Projur - Protagonismo Juvenil em Rede (em execução)
Resumo: formação com crianças e adolescentes, técnicos/as e dirigentes para consensuar um conceito de Protagonismo que dê uma referência para ações da Rede nessa direção.
Fonte de financiamento: Tdh
Organizações responsáveis: MNMMR, CCN, Tdh e Bemfam.

Escola de Informática e Cidadania – EIC Rede Amiga da Criança (em execução desde 2001)
Resumo: inclusão social, através das tecnologias da informação, a adolescentes e jovens da organizações da Rede .
Financiamento: CMDCA e SEMED.
Organizações responsáveis: CDI e Centro Comunitário de Vila Passos.

Projeto Mais (em execução)
Resumo: Gerar renda, de forma sustentável, para famílias de crianças e adolescentes em situação de rua ou de risco, de cinco áreas de São Luis, mobilizando as famílias e as comunidades locais para contribuir para a saída dessas crianças e adolescentes das ruas.
Fonte de Financiamento: Fund. Banco do Brasil, Fiema, SENAI, SEBRAE, FAC. SÃO LUIS, Tdh e Prefeitura de S. Luís
Organizações responsáveis: GACC/MA, Cepromar, Fórum Jaracati, PAMEN e Centro Comunitário de Vila Passos.

Eterno Aprendiz (em execução)
Resumo: formação continuada para melhorar a qualidade interventiva da Rede.
Fonte de financiamento: CMDCA (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), Unicef e Tdh.
Organização articuladora: MNMMR e Tdh

Rede Amiga da Criança

Rua da Saavedra, 147 - Centro

CEP. 65.010-630

Fone (98) 3222.8468 - São Luís/MA - Brasil
rede@redeamigadacrianca.org.b

Rede Rua

Mendigo, mendicante ou morador de rua é o indivíduo que vive em extrema carência material, não podendo garantir a sua sobrevivência com meios próprios. Tal situação de indigência material força o indivíduo a viver na rua, perambulando de um local a outro, recebendo o adjetivo de vagabundo, ou seja, aquele que vaga, que tem uma vida errante.

O estado de indigência ou mendicância é o mais grave dentre as diversas gradações da pobreza material.

Desde os anos de 1980, a Rede Rua promove comunicação a partir dos excluídos. Documenta e assessora a comunicação de movimentos, entidades e grupos sociais e populares.

No site Rede Rua, você pode acessar:
  • Jornal "O Trecheiro": Há 15 anos publica a realidade do povo de rua e registra a história de luta e de esperança do povo excluído.
  • Produção de Vídeos: Produz vídeos sócio educativos e documentários, acompanhando a organização dos grupos populares.
  • Fotografia: Registra fatos e manifestações de interesse social, principalmente, da população em situação de rua.
  • Videoteca: Dispõe de 900 títulos que retratam experiências de inclusão social: organização, formação política, humana e religiosa.

Rua Sampaio Moreira, 110 – Casa 09
03008–010 Brás – São Paulo/SP
Telefones: 55 (11) 3227-8683/33116642
E-mail: rederua@rederua.org.br
www.rederua.org.br

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

URGENTE: Projeto de Lei que autoriza desmatamento na AMAZÔNIA

CAMPANHA AMAZÔNIA POR INTEIRO!!!!!

http://meiaamazonianao.org.br/


Assine contra o projeto de Lei 6424/2005

Já passou pelo Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados o PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO SENADOR FLEXA RIBEIRO (PSDB/PA) e modificado pela comissão de agricultura (o PL6424/2005) do congresso que AUTORIZA A DERRUBADA DE ATÉ 50% DA VEGETAÇÃO NATIVA, onde também acaba legalizando praticamente todos os desmatamentos, que nos últimos 40 anos derrubaram cerca de 700 mil KM² de área original de florestas.
O projeto também desobriga os responsáveis pelo desmatamento a recuperar o que derrubaram...

Acesse o site:

www.meiaamazonianao.org.br

e VOTE, você também pode estar enviando emails aos então deputados e mostrar sua indignação...

dep.andredepaula@camara.gov.br –DEM/PE
dep.ricardotripoli@camara.gov.br – PSDB/SP
dep.jorgekhoury@camara.gov.br – DEM/BA
dep.marcosmontes@camara.gov.br – DEM/MG
dep.edsonduarte@camara.gov.br – PV/BA
dep.givaldocarimbao@camara.gov.br – PSB/AL
dep.leonardomonteiro@camara.gov.br – PT/MG
dep.sarneyfilho@camara.gov.br - PV/MA
dep.gervasiosilva@camara.gov.br – PSDB/SC
dep.marceloalmeida@camara.gov.br – PMDB/PR
dep.antoniocarlosmendesthame@camara.gov.br – PSDB/SP
dep.marinamaggessi@camara.gov.br – PPS/RJ
dep.mariodeoliveira@camara.gov.br – PSC/MG
dep.pauloteixeira@camara.gov.br – PT/SP
dep.rebeccagarcia@camara.gov.br – PP/AM
dep.reinaldonogueira@camara.gov.br – PDT/SP
dep.rodovalho@camara.gov.br – DEM/DF
dep.antoniopalocci@camara.gov.br – PT/SP
dep.antonioroberto@camara.gov.br – PV/MG
dep.arnaldojardim@camara.gov.br – PPS/SP
dep.augustocarvalho@camara.gov.br – PPS/DF
dep.betpfaro@camara.gov.br – PT/PA
dep.cezarsilvestri@camara.gov.br – PPS/PR
dep.fabiosouto@camara.gov.br – DEM/BA
dep.germanobonow@camara.gov.br – DEM/RS
dep.luizcarreira@camara.gov.br – DEM/BA
dep.nilsonpinto@camara.gov.br – PSDB/PA
dep.silvinhopeccioli@camara.gov.br – DEM/SP
dep.fernandogabeira@camara.gov.br – PV/RJ
dep.iranbarbosa@camara.gov.br – PT/SE
dep.homeropereira@camara.gov.br – PR/MT
dep.moacirmicheletto@camara.gov.br – PMDB/PR
dep.moreiramendes@camara.gov.br – PPS/RO
dep.valdircolatto@camara.gov.br – PMDB/SC

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Escolas Paulistas participam dos Projetos Sociais da Cia Bandeirante Energia S.A.

A Bandeirante Energia S.A., tem o objetivo de prestar serviços públicos de energia elétrica. A Companhia atua em 28 municípios do Estado de São Paulo, especificamente nas regiões do Alto do Tietê e Vale do Paraíba, atendendo aproximadamente 1,401 milhões de clientes e distribuindo 13.268 GWh ao ano.
A Companhia mantém anualmente alguns projetos sociais vinculados a educação, atendendo a algumas escolas (previamente especificadas no site). Conta com a ajuda de voluntários, que representam 10% de todo o corpo de colaboradores da Bandeirante Energia.


Eles são Responsáveis pelo desenvolvimento do:

PROGRAMA BANDEIRANTE COMUNIDADE EDUCAÇÃO.
Visitando as escolas para avaliar suas necessidades e estabelecer o planejamento das ações que serão realizadas. Faz nelas uma vistoria e a avaliação das condições físicas - instalações elétricas, espaços para lazer e área de jardinagem.Durante o ano letivo, acontecem encontros de capacitação e reuniões para definição de estratégias de atuação e de temas relacionados ao exercício da cidadania.
É distribuido o Manual do Voluntário, que apresenta e explica a função e o papel desse agente social, e o Guia de Ética que, entre outros pontos, ressalta a importância de discutir assuntos cívicos e de participar de eventos comunitários.

Projetos sociais:

- Campanha do Livro e do Brinquedo
Seu objetivo é de arrecadar materiais e distribuí-los nas escolas abarcadas pelo Programa Bandeirante Comunidade Educação, criando bibliotecas e "brinquedotecas".

- Kits escolares
Ocorre normalmente no início do ano letivo, que é marcada pela entrega do kit escolar aos alunos do programa Bandeirante Comunidade Educação, pois é considerado como sendo uma ferramenta que contribui com o aprendizado e o desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula e em casa. Favorecendo e estimulando a permanência do aluno no curso, combatendo a evasão escolar. O kit é composto por cadernos, lápis, borracha, canetas, apontador, régua, caixa de giz de cera e de lápis de cor, mochila, tesoura e cola.

- Concurso Arte com Energia
Com o objetivo de conscientizar e incentivar o uso racional de energia, além de disseminar informações sobre a arte, a Bandeirante promove, anualmente, o concurso "Arte com Energia", durante a Semana da Energia e Cidadania. O concurso é voltado para alunos do programa Bandeirante Comunidade Educação e filhos de colaboradores. Entre os prêmios, destacam-se as visitas às exposições de arte, em museus de São Paulo.

- A Biblioteca da Eletrobrás é de acesso público e possui importante acervo especializado em energia elétrica e áreas afins.

Possui cerca de 36.000 títulos entre livros, relatórios técnicos e periódicos, teses, publicações em CD-ROM e vídeos.
Os usuários, no Brasil ou exterior, podem consultar e pesquisar o acervo da biblioteca à distância, no catálogo online, ou na própria sede da empresa.
O empréstimo de publicações pode ser efetuado entre as bibliotecas do setor elétrico ou outras instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento:de segunda à sexta das 8:30 às 12:00 / das 14:00 às 17:00
Endereço:Av. Marechal Floriano, 19 - 5º and. - Centro - Rio de Janeiro - RJ.


Rua Bandeira Paulista, 530 - Chácara Itaim

CEP 04532-001 / São Paulo - SP

Serviço de Ouvidoria

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Site: Clic filhos (uma juda aos pais)


A educação engloba a arte de ensinar e aprender. Tem o objetivo de manutenção perpassando os meios culturais necessários à convivência de um membro na sua sociedade. A prática educativa formal - observada em instituições específicas - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas.
A educação é uma preocupação que todos os pais possuem em relação à formação de seus filhos, pois muitas vezes eles se deparam com muitas dificuldades.
Como ocorre em vários temas, existem sites, estudos que auxiliam nessa problemática.
Tomo exemplo o site clicfilhos direcionados aos pais. Este é um
site onde sua principal proposta é possibilitar um espaço de informação, serviço e orientação on-line. Levando serviços, esclarecendo dúvidase informações sérias e confiáveis, que o auxiliem no dia-a-dia da educação, da saúde, do desenvolvimento e do entretenimento de crianças e adolescentes.
Trabalhando temas como: saúde, educação, comportamento, nutrição, culinária, diversão, arte, finanças, atividades físicas, escolha do nome, e vida prática. E o mais importante em todo o seu desenvolvimento desde a gestação até a adolescência.

Confira mais detalhes no site!!!

APARECIDA O´SULLIVAN - Marketing e Financeiro
cidasos@clicfilhos.com.br
http://www.clicfilhos.com.br/

Fazendo arte com reciclagem

A palavra reciclagem é um termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Os materiais mais comuns nesta prática são: o papel, o vidro, o metal e o plástico.

As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
Atualmente é um tema bastante discutido em todas as esferas... Vejamos alguns sites que trabalham esse tema:

O site arte recicla entre alguns pontos ensina passo-a-passo como utilizar os materiais recicláveis, transformando-os em artesanatos.

Alguns exemplos:

- Submarino com garrafa pet e potinhos de danone.
- Avião com garrafa pet, potinhos de iogurte e papelão.
- Embalagem para bijuterias com rolinho de papel higiênico e fitas.
- Bolsa com lacres de latinhas.
- Caixas de Presentes com papelão e papel de embrulho de pão.
- Sofá de garrafas pet.
- Porta guardanapos de pet, entre outros.

No site da COMPAM tem como objetivo apresentar meios simples e práticos para enfrentar a problemática do lixo, que está causando a degradação da natureza e do ser humano. Trabalhando com temas:
  • O que é reciclagem;
  • Como, Porque, Onde e O que reciclar;
  • Reciclar: papel, plástico, metal, vidro, pneus, entulho, baterias, etc.
  • Simbologias
  • Coleta Seletiva
  • Faça papel reciclado
  • Serviço de Coleta
  • Fórum
  • Casa Ecológica
  • Reciclagem Empresas

Projeto: Jornalista Amigo da Criança

Andi - Agência de Notícias dos Direitos da Infância


Em 1992, é fundada a Andi, tem o objetivo trabalhar com a mídia, por meio de ações de conscientização, sensibilização, qualificação e mobilização na área dos direitos da criança e do adolescente. Buscando atingir além da mídia, o poder público e a sociedade.

Um projeto interessante é:

Jornalista Amigo da Criança

É um projeto que reconhece os profissionais de comunicação que trabalha pautado nos direitos da criança e do adolescente. Eles serão homenageados em uma cerimônia em Brasília, uma vez diplomado poderá contar com um amplo trabalho de suporte oferecido pela ANDI, agências das redes ANDI e organizações parceiras na defesa dos direitos infanto-juvenis. Envio de publicações especializadas, apoio técnico em investigações jornalísticas, fornecimento de dados, orientação sobre abordagens e recomendações de fontes de informação são alguns dos benefícios.

Tem como objetivo:
· Reconhecer o trabalho de qualidade de jornalistas na cobertura dos temas infanto juvenis, através de diplomação pública.
· Favorecer a especialização dos profissionais.
· Estabelecer a presença de jornalistas especializados na área da infância e adolescência que funcionem como multiplicadores do tema para seus colegas de trabalho.
· Ampliar na mídia a investigação dos temas relevantes à promoção e defesa dos direitos da infância e adolescência e o sentido da responsabilidade social jornalística, buscando consolidar o paradigma desenvolvido pela ANDI da "Investigação de Soluções" e contribuindo no combate às mazelas sociais que afetam as crianças e adolescentes, em especial o abuso, a exploração e a violência sexual.
· Contribuir para a imagem do Brasil como país que investe na qualidade de vida de suas crianças e adolescentes, favorecendo o turismo interno e externo.
Os critérios utilizados são:
• Produção freqüente de matérias de qualidade na cobertura de temas relevantes à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.• Interferência qualitativa e quantitativa na criação de pautas e linhas editoriais que priorizem essa temática. • Contribuição para a construção de novos valores, buscando uma mudança de comportamento em seus públicos-alvos no que diz respeito aos direitos infanto-juvenis. • Estímulo à participação das próprias crianças e adolescentes na construção de políticas públicas que assegurem seus direitos, ao ouvi-los e permitir que expressem suas opiniões através da mídia. • Ética no exercício da profissão.• Atuação com grande responsabilidade social enquanto formador de opinião.

O projeto Jornalista Amigo da Criança conta com o patrocínio da Petrobrás e apoio do Unicef.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Oportunidade de estágio: ECOA - MS

A ECOA é uma organização não-governamental brasileira, fundada em 1989, que atua na área socioambiental e tem como objetivo a promoção de ações em defesa da qualidade de vida e a preservação e conservação dos bens naturais. Atua localmente no Cerrado e Pantanal e desenvolve ações no âmbito nacional e internacional através de: investigação científica, trabalho de base, realização de campanhas, monitoramento de processos de degradação ambiental e social, dirigindo esforços para contribuir para desenvolvimento sustentável através da gradativa capacitação dos grupos locais. Trabalhando em parcerias com entidades de base, instituições de pesquisa, universidades e com a participação em coletivos como conselhos, fóruns e redes que se unem formando uma teia pela promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Para os estudantes que tem interesse em conhecer melhor o trabalho da ECOA aqui vai uma dica, ela disponibiliza um Programa de Estágio que tem por objetivo proporcionar ao estagiário o exercício profissional do aprendizado acadêmico, alinhando o seu desenvolvimento ao perfil dos nossos projetos.

PERFIL DO ESTAGIÁRIO:

- Tenham uma visão ambiental;

- Tenham paixão pelo crescimento;

- Sejam empreendedoras;

- Sejam inovadoras;

- Busquem e incentivem mudanças;

- Tenham visão de futuro;
- Sejam comprometidas com o trabalho em equipe.

Para concorrer a uma vaga você deve enviar seu currículo para o e-mail
ecoa@riosvivos.org.br

ECOA - Ecologia e Ação
Rua: 14 de julho, 3169, Centro - Campo Grande/MS
CEP: 79002-333 - Brasil
Fone/Fax: + 55 67 324-3230 / 324-9109
E-mail geral: ecoa@riosvivos.org.br

domingo, 21 de setembro de 2008

Abaixo-assinado: Mude o consumo para não mudar o clima

Desenvolvimento (em geral) - É um processo dinámico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço. Na história da sociedade o desenvolvimento trouxe muitos benefícios, porém algumas conseqüências ocorreram e tudo isso afeta diretamente ou indiretamente a natureza.
Diretamente: quando por exemplo, derruba-se milhares de árvores por algum fim, devemos entender que é uma árvore a menos filtragem do ar, o solo ficará mais vulnerável a erosão, os animais que utilizavam do local serão afetados,...
Indiretamente: como por exemplo, o esgoto urbano e os despejos industriais alteram os ambientes aquáticos, afetando a atividade pesqueira, tanto em águas continentais como em águas marinhas. E não podemos esquecer que esses organismos aquáticos agora contaminados são extraídos de seus ambientes, pois ainda são responsáveis por expressiva parte da alimentação mundial, notadamente das camadas pobres.


A conseqüência dessa degradação é o aumento da temperatura da Terra, resultando numa mudança climática. Tendo como principais impactos extremamente significativos para todos: Desde enchentes, secas, frio e calor intenso, até as mudanças na produção de alimentos decorrentes da adaptação da produção agrícola.
Nós pensamos em nós mesmos, sem pensar no próximo, mas, chegara o dia em que nós seremos o próximo, nós acabamos com o planeta, poluímos o ar, sem pensar nas conseqüências! No entanto, podemos evitar impactos catastróficos se agirmos desde já e cada um deve fazer a sua parte, às vezes simples atos também faz grandes diferenças: os consumidores precisam mudar seus hábitos de consumo, as empresas devem mudar os padrões de produção, os governos têm que criar condições que estimulem as mudanças nos padrões de produção e consumo, todos devemos saber que jogar lixo no chão, não reciclar, separar materiais recicláveis, economizar energia, ficar um dia sem utilizar o carro, etc... Faz sim muita diferença!!!

Cito agora, uma forma de participação ativa:

Participe do envio de e-mails e do abaixo-assinado para pressionar o governo pelo cumprimento de políticas públicas que promovam a mitigação (diminuição das causas) e a adaptação aos impactos irreversíveis das mudanças climáticas nos diferentes setores, como energia, transporte, florestas, saneamento, produção agrícola.
Além de pressionar o governo federal, mobilize-se também para forçar o governo do Estado em que você reside e, sobretudo, a Prefeitura de sua cidade. A maioria dos serviços diretamente relacionados ao meio ambiente e boa parte das regras de funcionamento de uma cidade podem ser alterados no âmbito municipal. Outras alterações podem exigir ações do governo estadual, mas partir de seu local de residência e trabalho é sempre uma iniciativa mais viável. Acesse o site:
www.idec.org.br

Veja abaixo o texto:

Exmo(a)s. Srs./Sras.,
Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República
Dilma RousseffCasa Civil
Carlos MincMinistério do Meio Ambiente
Reinhold StephanesMinistério da Agricultura
Guido MantegaMinistério da Fazenda
Marcio Fortes de AlmeidaMinistério das Cidades
Paulo Bernardo SilvaMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestão

As mudanças climáticas são uma realidade inevitável. O Brasil foi o primeiro país a assinar a Convenção da ONU sobre Mudanças de Clima, em 1992, e desde então deveria inserir nas suas políticas os desafios associados às causas e impactos do aquecimento global.

Como consumidor consciente do problema e da minha responsabilidade de alterar meus hábitos de consumo, venho exigir que o governo também faça a sua parte mediante a efetiva implementação de políticas públicas que promovam e que estimulem as mudanças nos padrões de produção e consumo nos diferentes setores, como energia, transporte, florestas, saneamento, produção agrícola.

O papel do Poder Público é fundamental para que nós consumidores possamos exercer nossa responsabilidade e fazer mudanças mais significativas nos nossos hábitos de consumo, porque dependemos da oferta de produtos e serviços mais sustentáveis que, por sua vez, dependem de uma série de mudanças nos diferentes setores. Todos os níveis de governo (municípios, estados e União) têm responsabilidades e atribuições para medidas e políticas que garantam a sustentabilidade ambiental e social do país e diminuam as nossas emissões de gases de efeito estufa. Por isso, apelamos para que a política nacional de mudanças climáticas saia do papel e se torne, com urgência, uma realidade.

--------------------------------------------------------------------------

http://www.climaeconsumo.org.br/

“O Idec é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, criada em julho de 1987 e mantida por seus associados. A missão do Idec é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica. O Idec espera assim contribuir para que todos os cidadãos tenham acesso a bens e serviços essenciais e para o desenvolvimento social, o consumo sustentável e a consolidação da democracia na sociedade brasileira.
Associe-se ao Idec e faça parte dessa luta!” (www.idec.org.br)

sábado, 20 de setembro de 2008

Trabalhando com sites infantis


Alguns sites são direcionados ao universo infantil, visto a importância de estar trabalhando com as crianças os mais diferentes temas.
Normalmente utilizam-se de linguagens fáceis e acessível, acompanhados de muitos desenhos (criando personagens).
Outras formas de interação é criando links que trabalham em diferentes linguagens que tem o único objetivo, ou seja, levar a compreensão.Utilizam-se:

- Música.
- Vídeos.
- Jogos interativos/ passatempos.
- Quadrinhos.
- Utilização de personagens.
- Histórias.
- Perguntas e respostas.

Atualmente algumas instituições, inclusive o poder público vê a importância de estar trabalhando com esse público e formula sites exclusivamente para crianças.
Tomo como exemplo 2 sites conhecidos: canalkisds e turma da mônica:

- Canal Kids: Este site permite que você pode faça suas pesquisas escolares voltadas as crianças, onde abrangem diferentes temas:
Cidadania, cultura, meio ambiente, higiene, saúde, esporte, etc.
http://www.canalkids.com.br/

- Portal Turma da Mônica: Este site, a criança pode estar se distraindo, lendo histórias, assim como brincando com passatempos:
Cruzadinhas, Jogo dos 7 erros, Vamos pintar, Ligue os pontos, siga o som, Jogo da Senha, Jogo da Memória,...

A Mauricio de Sousa Produções vem desenvolvendo programas institucionais voltados para a comunidade há mais de uma década.
A linguagem simples, direta e bem-humorada dos personagens permitiram que centenas de campanhas fossem desenvolvidas e complexos conceitos foram assimilados por crianças e adultos de forma eficaz e divertida.

O objetivo é levar a filosofia e a força de comunicação da "Turma da Mônica" para desenvolvimento de programas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura:

- Segurança no Trân
sito
- Campanha Coração Bate Feliz
- Campanha Pública na Internet: "Pornografia infantil - N@O"
- Campanha de Trânsito, Pare de Fumar perto de mim
- A Turma da Mônica... Educação no Trânsito não tem idade.
http://www.turmadamonica.com.br/
- Info Pedagógica: É uma página que reúne os mais interessantes sites. Ele é dividido em temas, veja algumas subdivisões:
· Jogos Educativos: Alfabetização: Jogo do forme palavras.
·
Infantil:
- SmartKids: Passatempos, especial ecologia, para colorir, Hoje é dia..., Blog (mochilas pesadas demais), Jogos, Multimídia (histórias divertidas), Plano de fundo, aulas.
- Mosaico atividades: clube dos borboletas (cores e gráficos, espaço tempo, contar e ordenar, ver e descobrir, jogar – você pode colorir); clube os chapins (desenhar e pintar, letras e palavras, números e figuras, puxar pela cabeça, jogar); clube os golfinhos (expressões, ler e escrever, raciocínio e cálculo, jogar).
- Duendes: brinquedos e barulhos, voz dos bichos, jogos, horóscopos, mágicas, gibi, desenhando e pintando, duende e ecologia, duende mania, duende radical, aprendendo as horas, oficinas, trabalho com temas através de personagens.
- Poder das emoções: tiras/ quadrinhos, cartões, atividades, selos, testes, jogos, frases de efeitos, máscaras.
- Contando histórias...
Temas: aprendendo as letras, cores e números, comportamento, matemática, higiene, alimentação, violência, cidadania, responsabilidade, ecologia, preconceito, religião
· Ciências + Biologia: Observatório Nacional, Ática - corpo humano, Ática - corpo humano, Estação Ciências – USP, Cambito – ecologia, Cambito – saúde, Escola do futuro – USP, Tom do Pantanal, Atlas do Corpo Humano, Discovery Brasil – dinossauros, Água – ChuáChuágua, O corpo humano, Site sobre Dengue, Água - Ilha Rá-Tim-Bum, Museu da vida – Fiocruz, Saúde animal, Água – Uniágua, Adolescência – AIDS, Discovery Brasil – Tubarões, Água - Socio Ambiental, ABC da AIDS, Água - Amigos da Água, Água - Água Viva, Atlas de Histologia.

Entre outros: Geografia; Matemática, química e física, Língua Portuguesa, História + Cultura, Artes Visuais, Softwares Educativos, Outros Sites, Paraná, Ong's.

Como fazer origamis









Para quem gosta de fazer origami...
Aqui tem um site que mostra passo-a-passo como fazer as mais divertidas dobraduras... Tem vários países que disponibilizam, mas não é preciso saber inglês para poder fazer, pois tudo é mostrado em forma de desenho e vídeo.
Ou seja, mostrados em um diagrama, assim como, tem um diagrama animado onde possibilita que você possa assistir. É só clicar no desenho desejado, ver e fazer...

Alguns origamis:

Cachorro, baleia, tulipa, casa, peixe, lápis, rato, pássaro, drácula, fantasma,...

São divididos por temas: comida, dia das bruxas, acessórios, alfabeto, animais, tradicional, etc.
http://www.origami-club.com/en/

Site infantil: Leãozinho

http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/

O site Leãozinho tem uma dimensão eminentemente pedagógica e está voltado para o público de 07 a 14 anos. Trata-se de uma ação educativa do PNEF - Programa Nacional de Educação Fiscal, visando alcançar os educandos do ensino fundamental, auxiliando-lhes no desenvolvimento da formação de identidade e do autoconceito, por meio da linguagem virtual.

Sua linguagem acessível, disponibilizando biblioteca, jogos, vídeos, músicas...


Tudo voltado ao universo infantil!!!

Alguns temas trabalhados:

- Casa dos Poderes
- Quem fala por mim?
- Eleições no Brasil
- Receita Federal do Brasil
- História da Receita Federal
- A Turma do Leãozinho e a Máquina do Tempo
- Conhecendo a Receita Federal do Brasil

Corrupção

Corrupção significa deterioração, quebra de um estado funcional e organizado.

Corrupto: Que se corrompeu; corrompido. Que age depravadamente; devasso, depravado, podre. Aquele que age desonestamente, em benefício próprio ou de outrem, especialmente nas instituições públicas, lesando a nação, o patrimônio público etc.;
que ou aquele que age de maneira indefensável.
Enc.: no Brasil, o corrupto está indelevelmente associado ao desvio de recursos públicos, ao suborno, à chantagem, à promiscuidade dos homens públicos de altas espeferas, empresários e executivos das corporações em relação ao erário. Como os maus hábitos e costumes são endêmicos e os assaltos à coisa pública uma tradição tipicamente brasileira desde a descoberta, o insulto trivial, banal. Há muito não causa estranheza ouvir nas falas de governantes e políticos como "sua excelência é um corrupto; não merece seu voto".
Etim.: do latim "corruptus", estragado, podre. (Luca Maribondo (MS) em 28-05-2007.

www. dicionarioinformal.com.br

Dia 09 de Dezembro é a data comemorativa do Dia Internacional contra a Corrupção. Essa data foi marcada por um evento que aconteceu em Mérida no México em 2003, onde mais de 110 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra Corrupção, vigorado no dia 14 de Dezembro de 2005. No Brasil, O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no país com força de lei. A Convenção da ONU contra a Corrupção é o mais completo e abrangente instrumento internacional juridicamente vinculante que: obriga cumprimento, prevê a cooperação para recuperar somas de dinheiro desviadas dos países (rastrear, bloquear e devolver bens) e prevê a criminalização do suborno, lavagem de dinheiro e outros atos criminosos, ligados à corrupção.
Os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra corrupção, e cabe aos países signatários implementar a Convenção: transformar a teoria em prática. A sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante ao apoiar os governos na implementação da Convenção, exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção precisa ser adotada e posta em prática por todos os países para efetivar o marco jurídico internacional que criminaliza práticas de corrupção, que facilita a cooperação para pôr fim a paraísos fiscais e possibilita a recuperação de ativos desviados.

Um dos vários facilitadores e divulgadores é a UNODC - Brasil e Cone Sul
Escritório Regional, que tem em sua missão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.
O UNODC coopera com países membros da ONU com consultoria jurídica para a implementação da Convenção e com projetos em ações preventivas, técnicas de auditoria de contas públicas, entre outros.



http://www.unodc.org.br/
Carolina Azevedo, Assessora de Comunicação
Carolina.Azevedo@unodc.org
Tel: 3204-7206
Endereço: SHIS QI 25 conj. 3 casa 7
CEP: 71660-230
Brasília (DF) - Brasil
Tel: +55 61 3204-7200 / Fax: +55 61 3204-7222

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Transparência Brasil

Aqui está mais um site interessante para pessoas que gostam de se manter bem informados.
O Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção, tendo como objetivos, ajudar as organizações civis e os governos de todos os níveis a desenvolver metodologias e atitudes voltadas ao combate à corrupção.
Assim, prioriza as seguintes áreas de atuação:
Realização de levantamentos empíricos sobre a incidência do problema da corrupção em diferentes esferas. Veja no site os relatórios dessas pesquisas.
Condução de programas de combate à corrupção.
Criação de instrumentos de Internet disponibilizados no site, que tem o intuito de propiciar o monitoramento do fenômeno da corrupção:
Excelências. Históricos da vida pública de todos os parlamentares federais e estaduais. Noticiário sobre corrupção que os envolve, processos a que respondem na Justiça, multas recebidas por Tribunais de Contas, declarações de bens, padrões de financiamento eleitoral, freqüência ao trabalho e muito mais. Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo 2006.
Às Claras. Banco de dados com informações e análises sobre o financiamento eleitoral.
Deu no Jornal. Banco de dados com noticiário sobre corrupção e controle publicado em 63 jornais e revistas de todo o país, atualizado diariamente.
Assistente Interativo de Licitações. Aplicativo que permite comparar um edital de licitação com aquilo que é exigido nas leis, de forma a identificar desvios. Realizado em parceria com o Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Desempenho em Licitações nos Municípios de Santa Catarina. Análise das aquisições realizadas por todos os 293 municípios de Santa Catarina desde 1997. Realizado em parceria com o Tribunal de Contas do estado.”


(www.transparencia.org.br)
Rua Francisco Leitão 339,
cj. 122 05414-025 (Pinheiros) São Paulo (SP)
Fone/Fax: 55 11 3062 3436.

AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito

AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito)

É uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que atua em sinergia com a sociedade civil, a administração pública, lideranças políticas e a iniciativa privada, para acompanhar a gestão dos bens públicos e a preservação dos valores e do patrimônio cultural da cidade de Ribeirão Bonito, São Paulo.
Tem como princípio promover o desenvolvimento humano no município de Ribeirão Bonito, estimulando o desenvolvimento sustentado e integrado do meio ambiente e criando instrumentos para a promoção e a qualidade de vida das famílias da região e contribuir, a nível nacional, para o combate à corrupção na administração pública.

Além de desenvolver projetos: Restauração do Morro Bom Jesus, Galeria de Fotos Antigas, Construção do site Amarribo e Portal de Combate à Corrupção, Encontro Anual dos Filhos e Amigos, Recuperação e Reforma da Santa Casa de Misericórdia, Modernização Radio Comunitário BJFM, Projeto Centro Cultural, Projeto SOS Trevo, Projeto Telecentro de Inclusão Digital da População, Apoio a Criação da Casa do Artesão, Criação do Jornal AGOSTO, Formação da Amarribo Junior, Projeto Cadeia Limpa, Doação equipamentos a Polícia Militar de Ribeirão Bonito

A instituição conta com a venda de seus produtos para dar continuidade em sua missão de combate a corrupção. Abaixo está os itens que você pode encontrar para compra no site.
Mais detalhes sobre o preço e para visualizar o produto acesse o site:
- Boné Ribeirão Bonito
- Camisa Pólo Branca - algodão
- Caneta Ecológica da AMARRIBO, cor bege
- Adesivos - 20 x 7,5 cm
- Chaveiro Educativo - Metal
- Camiseta branca Caça Corrupto- algodão
- CARTILHA: O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil - 4º Edição - Editora Ateliê
- Camiseta Preta, com a frase "Senado Federal Vergonha Nacional"
- Amassador de Latas Ecopress Produzido com residuos da Indústria Moveleira para cuidar do Meio Ambiente
- Camiseta amarela, com a frase "Voto não tem preço tem Conseqüência"

Rua Dr. Aurélio Neves, 355
Tel. (16) 3344-3807
Ribeirão Bonito - SP
CEP 13580-000
e-mail:
info@amarribo.org.br
http://www.amarribo.org.br/

Site Portalzainho CGU

ATENÇÃO PAIS!!!

Eis um site em que seus filhos devem acessar, ele é totalmente voltado ao universo infantil e possibilita a conscientização de forma fácil e acessível...
O tema é referente a Controladoria- Geral da União – CGU, onde é definido de forma fácil...

O que é CGU?
O dinheiro que o governo recebe pelo pagamento dos impostos pertence ao povo. Assim, o trabalho da Controladoria-Geral da União (CGU) é saber se esse dinheiro (que é público) está sendo gasto corretamente pelos administradores públicos.
Possui link de jogos, quadrinhos, glossário, além de possuir uma forma interação diferenciada, ou seja, anualmente faz um concurso de desenho em Rede Nacional, com objetivo de despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, além de promover a reflexão e o debate sobre esse tema no ambiente escolar.
Acesse o site, é realmente interessante:
www.portalzinho.cgu.gov.br

ABONG - São Paulo

A Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais - ABONG, fundada em 10 de agosto de 1991, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática e pluralista, com sede e foro na capital do Estado de São Paulo.

Objetivos: promover o intercâmbio entre entidades que buscam a ampliação da cidadania, a constituição e expansão de direitos, a justiça social e a consolidação de uma democracia participativa; consolidar a identidade das o­nGs brasileiras e afirmar sua autonomia; defender o interesse comum das suas associadas e estimular diferentes formas de intercâmbio entre elas e com instituições similares de outros países; informar sobre a atuação de agências governamentais, internacionais e multilaterais de cooperação para o desenvolvimento; combater todas as formas de discriminação; ser um instrumento de promoção em âmbitos nacional e internacional das contribuições das o­nGs frente aos desafios do desenvolvimento e da superação da pobreza.

Veja abaixo algumas campanhas:

- "Defendendo Mulheres Defendendo Direitos": a Campanha espera reconhecer as mulheres defensoras de direitos humanos; para que possa resistir à violência do Estado; responsabilizar os atores não estatais; restabelecer os direitos humanos para todas/os; identificar repressões consequências sobre as mulheres; intensificar relações e fortalecer redes.
- “Água Viva para São Paulo”: O gerenciamento inadequado dos recursos hídricos disponíveis e a falta de investimentos em planejamento, conservação e fiscalização são a causa dessa degradação ambiental. Essa campanha tem o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a população para a proteção e recuperação dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), ajudando os cidadãos a compreenderem a origem desse problema e suas soluções, fazendo com que governo, empresas e organizações sociais se interajam. http://www.socioambiental.org/
- “Contra o trabalho infantil”: A campanha se vincula à Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, que surgiu a partir de um encontro de 27 entidades da sociedade civil das Américas, Europa, Ásia e África, em Haia, na Holanda, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 1997. O objetivo da marcha é conceber e estruturar um movimento mundial de sensibilização da sociedade para o tema "trabalho infantil". Coordenação-Geral da Marcha, coordenação financeira e coordenação para a Ásia: Kailash Satyarthi (SACCS – Índia)
- “Campanha Nacional e Internacional: Reforma Agrária- sustentabilidade ambiental e direitos humanos”: Tem como objetivo realizar uma ampla campanha nacional e internacional contra a impunidade, colocar a questão (necessidade de reforma agrária, combate à violência e à impunidade e promoção de um desenvolvimento sustentável) na pauta da sociedade brasileira, especialmente buscando sensibilizar setores urbanos; mobilizar setores organizados da sociedade civil internacional para pressionar as diversas esferas de governo (executivos federal e estadual; legislativo e judiciário) para implementar ações efetivas de reforma agrária, preservação ambiental e proteção aos direitos humanos. Fórum Nacional Pela Reforma Agrária e Justiça no CampoTel: (61) 323-1770E.mail:
forumrefagraria@yawl.com.br

Mais informações acesse o site: http://www.abong.org.br/


ABONG
Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais
Rua General Jardim, 660 - 7º - Vila Buarque
Cep: 01223-010 /São Paulo - SP
Fone/fax: (55 11) 3237-2122
E.mail: abong@uol.com.br