segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Grupo PSICOSUAS


- CREPOP (Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Politicas Públicas)

Está ajudando na divulgação do grupo PSICOSUAS.

Este grupo foi idealizado por psicólogos que atuam direta ou indiretamente na política pública de assistência social e na implementação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, busca promover uma discussão das práticas dos psicólogos através de levantamento de comentários, reflexões, relatos de experiências e saberes adquiridos por esses profissionais nesse campo de atuação.

O objetivo é coletar informações que subsidiarão as discussões de um Simpósio sobre a psicologia no SUAS, previsto para março de 2009.

Com essa iniciativa o grupo pretende contribuir para a construção e exercício do psicólogo na assistência social, bem como agregar conhecimentos técnicos e teóricos a partir dos fazeres e saberes produzidos pelo psicólogo no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e construir estratégias que promovam maior qualidade ao trabalho realizado pelos por esse profissional nessa área.


sábado, 6 de dezembro de 2008

A importância da Rede Coletora de Esgoto











Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas, ou seja, a após da utilização da água (para: Tomar banho, lavar louça, na descarga do vaso sanitário, lavar roupa, etc.) ela é eliminada e passar a ser denominada ESGOTO.

O esgoto pode ser transportado por tubulações diretamente aos rios, lagos , lagunas ou mares ou levado às estações de tratamento e somente depois de tratado é devolvido aos cursos d'água.

O ESGOTO PODE SER:

- doméstico: utilizada nas casas
- pluvial: águas das chuvas
- industrial: água utilizada nos processos industriais

Essas águas se não passarem por tratamento adequado, pode causa enorme prejuízo a saúde pública, pois pode transmitir doenças, poluir rios (afetando os recursos hídricos, a vida vegetal e animal).

Assim, para evitar esses e outros problemas foi criada a Rede Coletora Pública de Esgoto, onde é através dessa rede coletora que envia o esgoto que sai das residências para a estação de tratamento.

O QUE PODE IR PARA REDE DE ESGOTO DOMÉTICO:

- Água utilizada na cozinha.
- Água utilizada no banheiro.
- Água utilizada na lavanderia.
- etc.

O QUE NÃO PODE IR PARA A REDE DE ESGOTO:

- Água da chuva e água de lavagem das áreas externas. (Essa devem ir para a galeria de águas pluviais).
- Papéis, plásticos, metais, vidros, garrafas e suas tampas. (lixo reciclável deve ser separado para a coleta seletiva)
- Restos de alimentos, óleos e gorduras. (lixo orgânico deve ir para o cesto de lixo comum ou orgânico)
- Absorventes, preservativos, fraldas, tecidos, roupas íntimas, cabelos, pontas de cigarros, papel higiênico, barbantes, algodão, cotonetes, curativos, etc. (deve ir para o lixo comum)

INFELISMENTE AINDA EXISTEM PESSOAS DESINFORMADAS OU MESMO INFORMADAS, MAS QUE NÃO CONSEGUE ENXERGAR AS CONSEQÜÊNCIAS, QUE AINDA JOGA ÓLEO NO RALO DA PIA DA COZINHA, NA DESCARGA: PRESERVATIVO, PAPEL,...

DEVEM TER ESQUECIDO DA FUNÇÃO DO LIXO QUE NORMALMENTE DEVERIA FICAR PRÓXIMO A ESSES LOCAIS, ACREDITO QUE INFORAMÇÃO NÓS TEMOS O QUE FALTA É CONSCIÊNCIA...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Em nov de 2005, foi encontrado na rua, uma criança de aproximadamente 2 anos muito bem cuidada e muito bem vestida, e, disse se chamar Tiago.


Levado ao juizado,foi encaminhado ao 'Nosso Lar', onde trabalho. Temos informações de que diligências foram feitas na região onde a criança foi encontrada, e nada.


Todas as delegacias notificadas, e nada. Não foi possível nenhum tipo de informação dessa criança.


Como o tempo está passando, ela logo será encaminhada para adoção, mas não acredito que ela não tenha ninguém nesse mundo, pois quando ele chegou chorava muito e apresentava bons costumes.


Já tentei com um amigo na globo veicular a sua imagem, na tentativa de localizarmos a sua família, mas não é possível pois a política da Globo não permite a divulgação de crianças desaparecidas, o que não é o caso, pois essa é 'aparecida'.


Eu, Soraya Pereira, Presidente do Projeto Aconchego , Grupo de apoio à Adoção e ao Apadrinhamento de Brasília, após constatar a veracidade do fato com a diretoria do Abrigo 'Nosso Lar'. Venho pedir a vocês que divulguem essa notícia.


Meu obrigada, Soraya Kátia Rodrigues Pereira
Amigos estamos fazendo apenas a nossa parte social....