segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A estrutura informal da Terra do Meio: Terrritório dos Grileiros

Mostra um território que é desconhecido, ou seja, que não é oficialmente reconhecida e está nas mãos de grileiros!!!

Acesse o site: http://www.terradomeio.globolog.com.br/

Veja o vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM764039-7823-N-TERRA+DO+MEIO+UM+TERRITORIO+TOMADO+POR+GRILEIROS+E+MADEREIROS,00.html
A chamada Terra do Meio...

Possui um território de aproximadamente 7,6 milhões de hectares de florestas úmidas situadas na região sudeste do Estado do Pará, na bacia do rio Xingu, um dos grandes afluentes da margem direita do rio Amazonas. Estende-se sobre o território dos municípios de Trairão, Altamira e São Félix do Xingu.
Trata-se de uma vasta área que, exceto por incursões de madeireiras ilegais, se manteve praticamente isolada até pouco mais de cinco anos, devido a seu relevo montanhoso e à presença de um conjunto de terras indígenas a norte, sul e leste, que bloquearam o avanço das frentes de ocupação provenientes principalmente do Centro-Oeste. Seu curioso nome se deve exatamente a essa condição geográfica: estar situada no meio de várias terras indígenas.
A área é alvo de grileiros, pistoleiros, garimpos e madeireiras ilegais por causa de seus imensos estoques de madeiras-de-lei, minérios, terras públicas e devolutas!!!

Nenhum comentário: