domingo, 21 de setembro de 2008

Abaixo-assinado: Mude o consumo para não mudar o clima

Desenvolvimento (em geral) - É um processo dinámico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço. Na história da sociedade o desenvolvimento trouxe muitos benefícios, porém algumas conseqüências ocorreram e tudo isso afeta diretamente ou indiretamente a natureza.
Diretamente: quando por exemplo, derruba-se milhares de árvores por algum fim, devemos entender que é uma árvore a menos filtragem do ar, o solo ficará mais vulnerável a erosão, os animais que utilizavam do local serão afetados,...
Indiretamente: como por exemplo, o esgoto urbano e os despejos industriais alteram os ambientes aquáticos, afetando a atividade pesqueira, tanto em águas continentais como em águas marinhas. E não podemos esquecer que esses organismos aquáticos agora contaminados são extraídos de seus ambientes, pois ainda são responsáveis por expressiva parte da alimentação mundial, notadamente das camadas pobres.


A conseqüência dessa degradação é o aumento da temperatura da Terra, resultando numa mudança climática. Tendo como principais impactos extremamente significativos para todos: Desde enchentes, secas, frio e calor intenso, até as mudanças na produção de alimentos decorrentes da adaptação da produção agrícola.
Nós pensamos em nós mesmos, sem pensar no próximo, mas, chegara o dia em que nós seremos o próximo, nós acabamos com o planeta, poluímos o ar, sem pensar nas conseqüências! No entanto, podemos evitar impactos catastróficos se agirmos desde já e cada um deve fazer a sua parte, às vezes simples atos também faz grandes diferenças: os consumidores precisam mudar seus hábitos de consumo, as empresas devem mudar os padrões de produção, os governos têm que criar condições que estimulem as mudanças nos padrões de produção e consumo, todos devemos saber que jogar lixo no chão, não reciclar, separar materiais recicláveis, economizar energia, ficar um dia sem utilizar o carro, etc... Faz sim muita diferença!!!

Cito agora, uma forma de participação ativa:

Participe do envio de e-mails e do abaixo-assinado para pressionar o governo pelo cumprimento de políticas públicas que promovam a mitigação (diminuição das causas) e a adaptação aos impactos irreversíveis das mudanças climáticas nos diferentes setores, como energia, transporte, florestas, saneamento, produção agrícola.
Além de pressionar o governo federal, mobilize-se também para forçar o governo do Estado em que você reside e, sobretudo, a Prefeitura de sua cidade. A maioria dos serviços diretamente relacionados ao meio ambiente e boa parte das regras de funcionamento de uma cidade podem ser alterados no âmbito municipal. Outras alterações podem exigir ações do governo estadual, mas partir de seu local de residência e trabalho é sempre uma iniciativa mais viável. Acesse o site:
www.idec.org.br

Veja abaixo o texto:

Exmo(a)s. Srs./Sras.,
Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República
Dilma RousseffCasa Civil
Carlos MincMinistério do Meio Ambiente
Reinhold StephanesMinistério da Agricultura
Guido MantegaMinistério da Fazenda
Marcio Fortes de AlmeidaMinistério das Cidades
Paulo Bernardo SilvaMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestão

As mudanças climáticas são uma realidade inevitável. O Brasil foi o primeiro país a assinar a Convenção da ONU sobre Mudanças de Clima, em 1992, e desde então deveria inserir nas suas políticas os desafios associados às causas e impactos do aquecimento global.

Como consumidor consciente do problema e da minha responsabilidade de alterar meus hábitos de consumo, venho exigir que o governo também faça a sua parte mediante a efetiva implementação de políticas públicas que promovam e que estimulem as mudanças nos padrões de produção e consumo nos diferentes setores, como energia, transporte, florestas, saneamento, produção agrícola.

O papel do Poder Público é fundamental para que nós consumidores possamos exercer nossa responsabilidade e fazer mudanças mais significativas nos nossos hábitos de consumo, porque dependemos da oferta de produtos e serviços mais sustentáveis que, por sua vez, dependem de uma série de mudanças nos diferentes setores. Todos os níveis de governo (municípios, estados e União) têm responsabilidades e atribuições para medidas e políticas que garantam a sustentabilidade ambiental e social do país e diminuam as nossas emissões de gases de efeito estufa. Por isso, apelamos para que a política nacional de mudanças climáticas saia do papel e se torne, com urgência, uma realidade.

--------------------------------------------------------------------------

http://www.climaeconsumo.org.br/

“O Idec é uma associação de consumidores, sem fins lucrativos, criada em julho de 1987 e mantida por seus associados. A missão do Idec é promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica. O Idec espera assim contribuir para que todos os cidadãos tenham acesso a bens e serviços essenciais e para o desenvolvimento social, o consumo sustentável e a consolidação da democracia na sociedade brasileira.
Associe-se ao Idec e faça parte dessa luta!” (www.idec.org.br)

Nenhum comentário: