sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ABONG - São Paulo

A Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais - ABONG, fundada em 10 de agosto de 1991, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática e pluralista, com sede e foro na capital do Estado de São Paulo.

Objetivos: promover o intercâmbio entre entidades que buscam a ampliação da cidadania, a constituição e expansão de direitos, a justiça social e a consolidação de uma democracia participativa; consolidar a identidade das o­nGs brasileiras e afirmar sua autonomia; defender o interesse comum das suas associadas e estimular diferentes formas de intercâmbio entre elas e com instituições similares de outros países; informar sobre a atuação de agências governamentais, internacionais e multilaterais de cooperação para o desenvolvimento; combater todas as formas de discriminação; ser um instrumento de promoção em âmbitos nacional e internacional das contribuições das o­nGs frente aos desafios do desenvolvimento e da superação da pobreza.

Veja abaixo algumas campanhas:

- "Defendendo Mulheres Defendendo Direitos": a Campanha espera reconhecer as mulheres defensoras de direitos humanos; para que possa resistir à violência do Estado; responsabilizar os atores não estatais; restabelecer os direitos humanos para todas/os; identificar repressões consequências sobre as mulheres; intensificar relações e fortalecer redes.
- “Água Viva para São Paulo”: O gerenciamento inadequado dos recursos hídricos disponíveis e a falta de investimentos em planejamento, conservação e fiscalização são a causa dessa degradação ambiental. Essa campanha tem o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a população para a proteção e recuperação dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), ajudando os cidadãos a compreenderem a origem desse problema e suas soluções, fazendo com que governo, empresas e organizações sociais se interajam. http://www.socioambiental.org/
- “Contra o trabalho infantil”: A campanha se vincula à Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, que surgiu a partir de um encontro de 27 entidades da sociedade civil das Américas, Europa, Ásia e África, em Haia, na Holanda, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 1997. O objetivo da marcha é conceber e estruturar um movimento mundial de sensibilização da sociedade para o tema "trabalho infantil". Coordenação-Geral da Marcha, coordenação financeira e coordenação para a Ásia: Kailash Satyarthi (SACCS – Índia)
- “Campanha Nacional e Internacional: Reforma Agrária- sustentabilidade ambiental e direitos humanos”: Tem como objetivo realizar uma ampla campanha nacional e internacional contra a impunidade, colocar a questão (necessidade de reforma agrária, combate à violência e à impunidade e promoção de um desenvolvimento sustentável) na pauta da sociedade brasileira, especialmente buscando sensibilizar setores urbanos; mobilizar setores organizados da sociedade civil internacional para pressionar as diversas esferas de governo (executivos federal e estadual; legislativo e judiciário) para implementar ações efetivas de reforma agrária, preservação ambiental e proteção aos direitos humanos. Fórum Nacional Pela Reforma Agrária e Justiça no CampoTel: (61) 323-1770E.mail:
forumrefagraria@yawl.com.br

Mais informações acesse o site: http://www.abong.org.br/


ABONG
Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais
Rua General Jardim, 660 - 7º - Vila Buarque
Cep: 01223-010 /São Paulo - SP
Fone/fax: (55 11) 3237-2122
E.mail: abong@uol.com.br

Nenhum comentário: