sábado, 27 de setembro de 2008

Campanha Nacional de Doação de LIVROS às Bibliotecas dos Presídios

Prisão, cadeia ou cárcere é um espaço institucional da justiça moderna criado para acolher as pessoas que cometeram algum delito e foram condenadas pelos tribunais a cumprir tratamentos penitenciários, onde foi decretada judicialmente uma medida de privação de liberdade para efeitos preventivos antes de julgamento ou pessoas detidas e retidas às ordens de forças policiais ou militares.

Normalmente a imagem de que todo bandido merece morrer está intimamente ligada a este estigma que nós próprios criamos contra nós mesmos. Esse preconceito social, priva indivíduo de todos os seus direitos à dignidade e civilidade.
Devemos saber que os presos precisam de ajuda, de respeito, apoio físico e psíquico para terem esperança de recuperarem sua moral, a paz de seu espírito e o reeqüilíbrio social. Precisa de toda uma estrutura para se reintegrar, pois quando ele sai da prisão está carregado pelo estigma e estará debatendo com inúmeras dificuldades.
Há muitos discursos atualmente de um sistema carcerário brasileiro, falido. Mudanças radicais neste sistema se fazem urgentes, ocorre a necessidade de modernização da arquitetura penitenciária, a sua descentralização com a construção de novas cadeias pelos municípios, ampla assistência jurídica, melhoria de assistência médica, psicológica e social, ampliação dos projetos visando o trabalho do preso e a ocupação de sua mente-espírito, separação entre presos primários e reincidentes, acompanhamento na sua reintegração à vida social, bem como oferecimento de garantias de seu retorno ao mercado de trabalho entre outras medidas são algumas boas medidas para desarmar esta bomba.
Pensando nisso a Comissão de Direitos Humanos e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), juntamente com seus parceiros e colaboradores, propõe aos brasileiros uma ação de colaboração à execução penal, já que a prevenção do crime e a (re)educação do preso interessam a toda a sociedade. Estão utilizando de uma ferramenta importante que é a leitura. É através dos registros escritos que nós descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc. Para quem tem várias privações a leitura é muito importante sim, além de ser uma boa forma de passar o tempo.
A Comissão está realizando uma Campanha Nacional para DOAÇÃO DE LIVROS: instrutivos, recreativos e didáticos para as bibliotecas dos presídios. Os livros devem estar em razoável estado de conservação, ter um conteúdo útil, interessante e que não despertem a violência, a astúcia e a criminalidade.


No site: www2.camara.gov.br/
Você poderá acessar e verificar os postos de coleta.

Contato:
doelivros@mndh.org.br
ou entre em contato pelo telefone 0800619619.

Nenhum comentário: