sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Transparência Brasil

Aqui está mais um site interessante para pessoas que gostam de se manter bem informados.
O Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção, tendo como objetivos, ajudar as organizações civis e os governos de todos os níveis a desenvolver metodologias e atitudes voltadas ao combate à corrupção.
Assim, prioriza as seguintes áreas de atuação:
Realização de levantamentos empíricos sobre a incidência do problema da corrupção em diferentes esferas. Veja no site os relatórios dessas pesquisas.
Condução de programas de combate à corrupção.
Criação de instrumentos de Internet disponibilizados no site, que tem o intuito de propiciar o monitoramento do fenômeno da corrupção:
Excelências. Históricos da vida pública de todos os parlamentares federais e estaduais. Noticiário sobre corrupção que os envolve, processos a que respondem na Justiça, multas recebidas por Tribunais de Contas, declarações de bens, padrões de financiamento eleitoral, freqüência ao trabalho e muito mais. Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo 2006.
Às Claras. Banco de dados com informações e análises sobre o financiamento eleitoral.
Deu no Jornal. Banco de dados com noticiário sobre corrupção e controle publicado em 63 jornais e revistas de todo o país, atualizado diariamente.
Assistente Interativo de Licitações. Aplicativo que permite comparar um edital de licitação com aquilo que é exigido nas leis, de forma a identificar desvios. Realizado em parceria com o Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Desempenho em Licitações nos Municípios de Santa Catarina. Análise das aquisições realizadas por todos os 293 municípios de Santa Catarina desde 1997. Realizado em parceria com o Tribunal de Contas do estado.”


(www.transparencia.org.br)
Rua Francisco Leitão 339,
cj. 122 05414-025 (Pinheiros) São Paulo (SP)
Fone/Fax: 55 11 3062 3436.