sábado, 13 de setembro de 2008

Campanha Queimada Mata - MS

A campanha Queimada Mata é uma realização da Ecoa e Rede Pantanal, SEMADES - Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Este ano tem como parceiros IBAMA – Corpo de Bombeiros Militar - CIPTRAN – CIMATRAN – Fórum do Meio Ambiente de MS – Polícia Militar Ambiental – AGETRAN – FUCONAMES - IMASUL.
Apoio cultural: Fundação Manoel de Barros – Rádio 103.7 FM


Metodologia: A campanha volta ás ruas em um movimento contra as queimadas e a favor da informação, da saúde e da preservação. Além das dicas que sempre são reforçadas, a campanha Queimada Mata fará novos alertas como as queimadas em unidades de conservação e abrindo os olhos da população quanto aos riscos das queimadas em canaviais.

É normalmente realizado no período de Agosto à Setembro, por que o clima costuma estar mais seco.
Tem o objetivo de fazer o alerta sobre os riscos das queimadas antes que inicie a estiagem: período crítico das queimadas,informando a população de Mato Grosso do Sul para que não seja necessário que todos passem pelos mesmos problemas dos anos anteriores: baixa umidade do ar e poluição.
A maioria das pessoas, ainda, não compreendeu que é proibido e prejudicial à saúde queimar lixo, terrenos baldios, pastos e qualquer outra coisa na época de estiagem.

A queimada não destrói somente a fauna e a flora, ela causa prejuízos econômicos e sociais que afetam diretamente a qualidade da vida da população. Além disso, a fumaça das queimadas causa várias doenças respiratórias que atingem, principalmente, as crianças e os idosos. O tráfego nas rodovias torna-se mais lento, aeroportos são fechados e turistas, que visitam o Pantanal para desfrutar das belezas cênicas, só conseguem ver fumaça. (Devemos ter a consciência que apesar desta campanha ser feita no MS, as queimadas afetam o nosso planeta como um todo)

DIGA NÃO AS QUEIMADAS!!


Nenhum comentário: