quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Programa Profissão Certa - UEL


O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?

Essa é uma pergunta que está presente em boa parte de nossa vida.
Já na infância nos deparamos com essas indagações e no decorrer de nosso desenvolvimento temos algumas idéias, que vão se modificando: bombeiro, professor (a), jogador (a) de futebol, atriz, e assim vai...
Essa pequena pergunta se torna uma preocupação, normalmente quando terminamos o 2º Grau. Parece, que a partir daí temos a obrigação de estar direcionado e dizer:

- Eu vou ser ###.


Mas, não podemos esquecer que não é tão simples assim... Nem sempre é isso o que acontece.
Tem muito jovem, que no meio dessa ânsia, normalmente acaba tomando uma decisão apressada:
  • Podendo começar a trabalhar devido as pressões e às vezes acaba deixando de lado uma formação acadêmica.

  • Ou entra num CURSINHO e começa uma corrida para o vestibular. Muitas vezes, estão às vésperas de fazer a famosa inscrição e ainda não sabe o que fazer... Daí entra em cena as outras séries de probabilidades de escolha: lê rápido o que mais tem afinidade, faz o que tem menos concorrência, coloca o que já ouviu falar,...
    E quando entra na sonhada UNIVERSIDADE ou FACULDADE, começa a ver que não era aquilo que realmente queria, não se sentem felizes com a escolha do curso,... Se frustra e isso desencadeia, em manifestações evidentes de dificuldades de aprendizagem, alto índice de reprovação e retenção, desencanto, desilusão. Trancando a matrícula e começa de novo ou termina, mas com pouca probabilidade de seguir carreira... É lógico que também pode gostar e continuar...

A definição da carreira profissional que o jovem irá seguir tem se caracterizado como um dos principais obstáculos dos estudantes que necessitam de orientação profissional. Sabemos que o momento da escolha do curso é angustiante tanto para o estudante quanto para a família, frente à incerteza a respeito do futuro profissional.
Esse assunto está começando a ser visto, devido ao grande índice de evasão. E isso gera vagas ociosas, a necessidade de fazer transferências externas, concursos que ocupem essas vagas.
Neste sentido, o PROGRAMA PROFISSÃO CERTA, oferecida pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA tem o objetivo de apoiar o processo de construção da identidade profissional, apontando caminhos que possam levar a uma escolha consciente, segura e comprometida. O Programa abrangerá:


conhecimento das profissões
auto-conhecimento
análise da realidade atual do mercado de trabalho e suas perspectivas
significado da escolha profissional
informações profissionais
Trabalalhando as expectativas dos estudantes

FINALIDADE: Promover orientação profissional e atendimento a dúvidas com relação ao curso que escolheu, dando condições ao estudante para que o mesmo possa decidir sobre sua futura profissão. Contando com o trabalho da psicóloga Ingrid Caroline de Oliveira Ausec.

Foi também criada uma página no site da Prograd com informações aos estudantes sobre o atendimento, que poderá ser individualizado ou em grupo, a partir de um diagnóstico inicial das necessidades de cada estudante, envolvendo dinâmicas de grupo, técnicas de auto-conhecimento, trabalhos vivenciais e com as expectativas dos estudantes. Em caso de necessidade os pais poderão vir a participar do Programa, no acompanhamento do atendimento do estudante.

Dúvidas acesse o site: http://www.uel.br/

Nenhum comentário: