sábado, 27 de setembro de 2008

ADOTE UM CÃO: Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis


ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: É um animal que foi domesticado para convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento.
Quando queremos adotar um animal devemos pensar em alguns detalhes, pois não podemos esquecer que eles requerem vários cuidados, que não se restringe apenas em alimentação, mas também: higiene, lazer/ passeio, saúde, vacinas e muito carinho.
No entanto, infelizmente não é isso que acontece...
Não é difícil depararmos com situação de maus-tratos... (Lei Ambiental - Lei nº 9.605, de fevereiro de 1998 - Art. 32º - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.)
Devemos entender que a situação de maus-tratos não se restringe apenas ao ato de agredir, mas também quando:
- não alimentamos
- deixamos presos em correntes curtas ou espaços minúsculos.
- não cuidamos quando está doente.
- abandonamos.


Em Florianópolis existe a COORDENADORIA DO BEM ESTAR ANIMAL.
Ela surgiu de um projeto elaborado pela Sociedade Amigos dos Animais com o apoio das ONGs de proteção animal de Florianópolis. Sua filosofia é o tratamento ético e respeitoso aos seres que dividem conosco desde tempos imemoriais o mesmo céu e o mesmo planeta. Não contempla o extermínio como solução.

Lá eles fazem o atendimento aos animais que chegam em diversas situações de vulnerabilidade, onde são tratados.
Como muitas vezes não tem dono ou foram retirados de seus donos, acabam ficando na coordenadoria e aguardam pela adoção.
Acesse o site
www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal: lá você poderá conhecê-los, pois eles disponibilizam de fotos dos animais que já possuem condições de encontrar uma família nova.



Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis-SC 401
ao lado do Cemitério do Itacorubi
FONE: (48) 3237-6890 - FAX: (48) 3234-5677
E-mail: bemestaranimal@pmf.sc.gov.br
Atendimento é de segunda a sexta das 12 às 18 horas.
www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal

_________________________##________________________


ONG OBA


Em Florianópolis também existe uma ONG de caráter social. Trata-se do OBA (Organização Bem Animal), também responsável por várias campanhas de adoção, cuidados, arrecadação de produtos,...
Acesse o site: www.obafloripa.org

Nenhum comentário: